Uma gestão corporativa eficiente é altamente baseada em informações relevantes — quanto ao negócio e seus processos, ao mercado e aos clientes. Para que isso seja possível, é cada vez maior a necessidade de contar com um sistema para fazer o armazenamento de dados da empresa. Segundo o IDC até 2025 o fator de crescimento de dados será de 163 zettabytes (ou seja, trilhão de gigabytes). Isso é dez vezes os 16.1ZB de dados que foram gerados em 2016.

O enorme volume de dados, juntamente com os recursos de análise aprimorados disponíveis permitem que as empresas, agora, tenham o potencial de entender melhor como seus clientes se comportam. A análise de dados tornou-se uma diferenciação competitiva importante, da qual a maioria das empresas pode se beneficiar. Com isso, planejar desde já uma consolidação de dados é fundamental se você deseja o sucesso.


Como e onde armazenar esse conjunto crescente de dados tornou-se mais importante do que nunca. A infraestrutura de TI deve ser capaz de dimensionar o crescimento e continuar a fornecer níveis consistentes de desempenho. Além de contar com uma solução tecnológica, o armazenamento de dados também necessita de uma estratégia e de uma estruturação para que seja feito de maneira sustentável. Portanto, não se trata apenas do uso de ferramentas tecnológicas, mas também de uma inteligência de negócio. Ao armazenar os seus dados de forma segura e estratégica você ganha os benefícios:

1- Ajuda a reduzir os custos e otimiza a qualidade dos investimentos (no
negócio e em TI) Informação é poder e, em uma análise mais estratégica, também é dinheiro. Se um negócio quer entender mais sobre sua projeção de vendas e não tem dados consolidados, vai, então, precisar fazer um levantamento estatístico bastante complexo.

Por outro lado, ao ter o armazenamento de dados da empresa bem estruturado, é necessário apenas fazer uma análise relevante em busca de respostas. A captura e o tratamento das informações já estão postos — tais processos são desenvolvidos de forma sistemática e contínua.
A questão da redução dos custos também está associada ao fato de que decisões erradas normalmente implicam em prejuízos ou, no mínimo, em perdas de oportunidades. Já que o processo se torna mais assertivo e bastante efetivo, o resultado natural é a conquista de uma economia.

2- Facilita a comunicação com o mercado e o relacionamento com o público-alvo Quando se fala em gerenciamento de dados, a estratégia comercial é sempre uma das maiores beneficiadas. E o motivo é simples: por meio da análise dessas informações, é possível traçar um perfil de consumo do público-alvo, criar planos de comunicação e marketing e falar com as pessoas certas na melhor hora.


Uma pequena empresa de serviços, por exemplo, pode saber com mais facilidade quem é seu cliente se armazenar dados relativos ao histórico de fechamento de contratos. Por meio dessas informações, dá para descobrir o que o consumidor deseja, quem ele é e como ele consome.


Esse tipo de entendimento é especialmente vantajoso para os times de vendas porque torna os esforços de conversão mais efetivos. Ao oferecer exatamente o que o cliente busca, ou estruturar discursos amparados em informações reais, o resultado é a obtenção de mais facilidade para convencê-lo a comprar.

3- Favorece a segurança e mitiga os riscos internos e externos A segurança da informação nunca foi tão importante. Com o fluxo de dados sendo muito maior do que antigamente, é cada vez mais necessário pensar em como a organização pode se proteger — hoje, o Brasil só perde para o México no ranking mundial de fraudes em informações corporativas, de acordo com a Palo Alto Networks.

Empresas que melhor trabalham o armazenamento também elevam seus mecanismos de segurança. Isso acontece porque, ao fazer um armazenamento estruturado, essas organizações podem construir com mais facilidade os níveis de proteção que desejam.
Esse processo se dá por meio do controle de acesso à rede e às aplicações, camadas de criptografia, entre outras. Tanto ameaças internas (erros dos usuários, entre outros) quanto externas (hackers, espiões industriais etc.) podem ser mitigadas com uma boa estratégia de guarda e proteção dos dados.

4- Faz com que as tomadas de decisão sejam mais rápidas e assertivas Quando a questão envolve a tomada de decisão do negócio, o ideal é que ela seja muito bem embasada. Mas informação permite uma análise mais crítica das situações, colaborando para que a escolha certa seja feita. Ao mesmo tempo, toda decisão tem um timing ideal — e demorar demais pode fazer com que oportunidades sejam perdidas.

Com o armazenamento de dados da empresa sendo feito de uma forma mais estratégica e estruturada, o processo fica mais simples e efetivo. Analisar e pesquisar informações são atitudes realizadas de maneira mais fácil e mais rápida, o que garante que os gestores consigam decidir melhor e em tempo hábil.

Escolha hoje mesmo o melhor método para armazenar os seus dados e nos consulte para auxiliar na escolha de acordo com a sua necessidade.